SOMOS UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE.
Mas também somos muito mais que isso!

"CPF dos imóveis" mira simplificar sistema mas pode elevar impostos

08 de outubro de 2025
Portas

O Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), apelidado de “CPF dos imóveis”, promete simplificar a posse de imóveis e dar segurança jurídica aos proprietários. No entanto, o setor imobiliário teme que o sistema abra caminho para aumento generalizado de impostos.

Segundo a Receita Federal, o CIB vai cruzar dados de administrações tributárias em mapeamento inédito no país. O objetivo é criar valor de referência para imóveis e reduzir brechas para sonegação fiscal. O sistema integra a reforma tributária e dará suporte ao novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

O IVA vai substituir tributos como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) a partir de 2027.

Especialistas alertam para possível pressão tributária

Especialistas criticam que a criação de valor de referência pode pressionar estados e municípios a atualizar valores venais dos imóveis. O valor venal é base de cálculo para impostos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

“Embora o CIB não aumente diretamente nenhum imposto, ele cria condições para que os entes locais façam reavaliações que, inevitavelmente, pesam no bolso do contribuinte“, afirma o advogado Marcelo Tapai.

A Receita Federal nega intenção de elevar impostos. Segundo o órgão, “o CIB nada mais faz do que consolidar os milhares de cadastros imobiliários fiscais existentes em cada município brasileiro e cartórios de imóveis, em uma única base de dados”.

O sistema será alimentado por dados de municípios, cartórios de notas e registro. Tanto imóveis urbanos quanto rurais serão incluídos no CIB. A centralização permitirá cruzamentos automáticos antes impossíveis, aumentando a capacidade de fiscalização.

*Com informações de Folha de S.Paulo

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua da Emílio Ferdinando Schroeder, 89 - Agronômica

Florianópolis / SC - CEP: 88025-080

Whatsapp

(48) 9 9639-7645

Sitecontabil © 2020 - 2025 | Todos os direitos reservados